terça-feira, 30 de novembro de 2010

Concentraçãoeconómica em grandes grupos

3- A concentração económica em grandes grupos justifica-se por vários factores:
os grandes grupos para alem  de terem uma grande capacidade económica, obrigam a que a concorrencia seja reduzida ao mínimo.
 Esse seu poder dá azo a que possam ter melhor equipamento, e com isso menor numero de empregados. São eles que impõem os preços.

Modela keynesiano surgiu da esperança de responder as crises do sistema

4- Na verdade o modelo Keynesiano sustentava essa utopia de poder resistir a todas as crises. como podemos comprovar este modelo não evitou esta grande crise que estan«mos a atravessar e olhando para o orçamento de 2011 podemos perceber que todo o estado social irá sofrer um grande abalo.

A importâncai da linguagem na gestão de recursos

1- sem duvida que adita linguagem de gestão de recursos está associada ao seu sucesso ou ao seu insucesso, por alguns factores importantes.
Como sejam as opções politicas das várias ideologias que encontramos exemplos no texto.
Como o caso das teorias liberais que advogam um estado mínimo, sem interferências na economia, tendo o mercado a liberdade para tudo.
No nosso caso, os socialistas acham que o estado deve ter alguns recursos em especial no que concerne ao estado social, tendo em conta que nas alturas de crise o estado deve ajudar os mais fracos, ou os de mais baixos recursos

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Esbanjamento de fundos comunitarios

5- Se é verdade que se investiu algum dinheiro dos fundos comunitários com bom proveito (caso das auto-estradas que facilitam a comunicação no país ) a ideia que temos é que grande parte foi desperdiçada, sem que agora se colha o que quer que seja  desses fundos.
È verdade que a economia é pequena e periférica, mas talvez o espírito de iniciativa dos empresários portugueses não sejam na sua maioria muito positivo e depois como se diz no enunciado da pergunta, as nossas infrestruturas são frágeis, não inovamos, continuamos a trabalhar com máquinas obsoletas  que não favorecem a produção.
O sistema judicial é demasiado lento e desacreditado. Os portugueses por esse motivo, em especial os que podem emigrar, virando costas ao país eternamente adiado.

sábado, 13 de novembro de 2010

Preconceito

1- Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
2-  A orientação sexual, ou seja a homossexualidade ainda é alvo de preconceito por parte de muitas pessoas.
3- Tenho ouvido relatos de várias pessoas, que na procura de emprego, se sentem discriminadas relativamente à idade que têm. Porque ao comparecerem a uma entrevista de emprego é lhes dito que com 50 ou 55 anos, já são velhos para o cargo e dão preferência a pessoas mais jovens. Essas pessoas sentem-se discriminadas, porque se sentem em boas condições para trabalhar.

Prevenção das doenças cardio-vasculares

A prevenção das doenças cardio- vasculares passa muito pela maneira como nos comportamos, devemos por exemplo: fazer uma alimentação equilibrada, vigiar a pressão arterial, o colesterol e as gorduras saturadas, não fumar beber bebidas com moderação, ingerir pouco sal, fazer exercício físico com regularidade e vigiar o peso corporal.
Para vigiar a pressão arterial devemos ir ao nosso médico, para fazer a medição, ou recorrer as farmácias que também o podem fazer.
Devemos fazer análises com alguma regularidade para vigiar o colesterol e outras patologias
Tal como em outras patologias, é essencial a adopção de estilos de vida saudáveis, em que o exercício físico diário seja uma constante, aconselhando-se, por exemplo alguns minutos de marcha por dia, de acordo com as condições da pessoa. Tal vai permitir manter o peso corporal, a mobilidade articular e a boa forma física, para além de ajudar a controlar a tensão arterial e as gorduras sanguíneas.
 Fazer uma alimentação equilibrada é comer de acordo com a roda dos alimentos, nela estão representados os alimentos que devemos comer em maior ou menor quantidade, e dentro de cada grupo devemos fazer uma alimentação variada.

Formas e modelos de organização do trabalho

1- A organização científica do trabalho assenta na sistematização e simplificação das tarefas, para que sejam feitas de forma rápida. Compreendendo isso, um operário dedica-se apenas a uma tarefa.
O trabalho em cadeia. Automação da produção, para isto tem de existir uma uniformização de produtos para que possam ser produzidos em grande quantidade, ou seja estandardização para a produção em massa.
Desta forma o que se pretende com a organização científica do trabalho é estabelecer um modelo que sirva para qualquer empresa, assente em princípios científicos. E exemplo disso o Taylorismo.
2- Depois da concentração capitalista, após a 1 guerra mundial nos E. U. A. Henry Ford introduziu, e á sua maneira, o Taylorismo na sua fábrica. A fabricação em massa do único modelo aumentava a produtividade e baixava os custos de produção. Para a obtenção desses resultados mais não faz do que aplicar o dito trabalho em cadeia e a estandardização, ou seja simplificar as tarefas, tornando-as fáceis de fazer e sempre iguais para quem as fazia. Há também, a criação de linhas de montagem que, controladas por um determinado tempo, permitiam ao trabalhador desempenhar a sua função.    
3- É evidente que com esta simplificação de processos o trabalhador passou a ser quase tão autómato como uma máquina que também trabalhava a seu lado. Deixou de pensar. Deixou de desempenhar tarefas complexas e fundamentais na produção dos vários produtos.
A especialização tornou todas as suas acções repetitivas e por isso pouco inventivas, desgastantes e geradoras de doenças profissionais impeditivas de desempenhar essa tarefa.

Esperança Média de Vida

1- Esperança de vida é o número médio de anos que se tem possibilidade de viver a partir do nascimento.

2- O aumento da esperança de vida dos portugueses e do resto do mundo tem nas origens duas componentes principais: aumento da qualidade de vida da população idosa à diminuição da mortalidade infantil. A primeira componente deve-se a diversos factores interligados, como o aumento do rendimento médio em vários países, melhoria nas condições de educação, evolução da qualidade sanitária, inovações na medicina geriátrica etc.

3- Alguns dos problemas sócio - económicos que o aumento da esperança de vida acarretara são: a população idosa se começar a sobrepor ao número de população activa nos países desenvolvidos o que origina um deficit na “Segurança Social” desses países, este problema juntamente com uma fraca natalidade originará se não forem tomadas medidas graves problemas de finanças, especialmente para o pagamento de pensões, medicamentos e assistência na saúde.  

4- O problema social mais complicado que nós encontramos em Portugal são as baixas pensões que originam alguma pobreza.
Depois, a questão da solidão é tão grave como a primeira de que falamos.
Do ponto de vista cultural o desfasamento entre gerações é grande, o que, no meu entender provoca incompreensões e muitas vezes ouvimos e vemos na televisão, notícias de abandono de pessoas idosas.
As formas de ultrapassar estes problemas poderão no papel ou a falarmos serem fáceis de escrever ou de dizer, mas nunca fáceis de aplicar, por falta de meios ou de vontade.
Dizermos que são necessárias melhores pensões, melhor sistema de  saúde, mais lares e mais humanizados não  chega é necessário que quem tem o poder para executar essas medidas o faça. 

5- Fui fazer uma entrevista a uma senhora de 75 anos que para sobreviver anda a trabalhar a dias. Desde logo podemos identificar problemas de subsistência desta senhora.
Quanto à sua condição física, mental e psicológica podemos compreender que assenta num ponto fundamental que é a luta pela sobrevivência.
Julgo que posso dizer que esta senhora nunca ira gozar uma reforma porque esta não lhe chega para viver. Neste caso concreto a senhora vai continuar a trabalhar e os projectos de vida serão esses: sobreviver.

Ética

1. Indique os novos desenvolvimentos científicos que levaram os médicos a rever o seu Código Deontológico.
R: Os novos desenvolvimentos científicos são: A intervenção da genética, de que o modelo mais falado foi a clonagem, os novos conceitos de avaliação de morte e o desenvolvimento das possibilidades das técnicas de transplantação, entre outros novos problemas que é necessário introduzir num código deontológico.

2. Refira três casos particulares onde o Código Deontológico aponte aos médicos os princípios genéricos da humanidade esperados por qualquer doente.
R: Os três casos são: O respeito pela vida humana, o dever da não discriminação e o dever do segredo.
 
3. Conjugue os dois textos sobre a eutanásia:
a) explicando porque é que a generalidade das pessoas é contra esta prática;
b) explicitando uma situação específica onde para si a eutanásia fosse uma solução misericordiosa.

R: Em relação a eutanásia a maioria das pessoas é contra porque assusta-as a ideia da morte e em consequência a perda do familiar ou amigo.
Também ao ser permitida a eutanásia as pessoas temem que se banalize, e seja mal aplicada.
Uma situação em que a eutanásia poderá ser um acto de misericórdia, por exemplo se já não há réstia de esperança de que haja melhoras, e o sofrimento é tão grande, ou se a pessoa assim o pede que prefere morrer avivar nessas circunstâncias.

4. O início da vida não está cientificamente determinado. Apesar da polémica já se chegou a alguns consensos sobre o aborto. Equacione em medida estes consensos resultam (1) das concepções da ética médica, (2) da argumentação veiculada pelos líderes de opinião nos media, (3) da importância da igreja católica na nossa cultura e (4) da realidade quotidiana com que se confrontam muitas mulheres.
R: Em minha opinião resultam destas quatro questões relatadas na pergunta o modo como devemos encarar a questão do aborto. Em primeiro lugar penso que ninguém de ânimo leve quer matar ninguém. Dessa forma, quando se fala na realidade quotidiana de algumas mulheres, podemos entender que possam ter razões fortes para o fazer. Evidentemente dentro dos parâmetros que a lei definiu. Por outro lado é também evidente que as questões de ética, tem que ter muita importância numa questão dessas. Um medico que não aprove o acto por razões éticas ou religiosas tem o direito, como também é previsto na lei de se recusar a faze-lo e indicar outro colega. A questão religiosa é também uma questão importante. No nosso caso concreto a religião católica não aprova de modo nenhum o aborto. Há ainda a questão dos lideres de opinião que tem também bastante influência nas pessoas que vem fundamentalmente televisão. Para mim, importa sobretudo que as mulheres sejam donas do seu corpo, e possam legalmente praticar um acto , com todas as condições de higiene e médicas, que não teriam se a lei não as protege-se.  
5. Considere os prós e contras da clonagem. Justifique a oposição unânime da comunidade científica e da sociedade em geral à clonagem.
R: As vantagens, seriam em usar as células estaminais para terapêuticas, substituir os transplantes, não havendo assim o risco de rejeição dos órgãos transplantados, evitando-se os tratamentos seguintes.
R: Desvantagens, seres clonados em series, as pessoas poderiam escolher por capricho e não era extensível a todos, e poderiam escolher todos o mesmo.
 Seria uma sociedade com pouca viabilidade genética e estaria condenada ao fracasso.

6. Justifique os compromissos entre os princípios éticos e as necessidades impostas pelo quotidiano, referindo-se aos transplantes.
R: As necessidades de órgãos para transplante é muita há pessoas que chegam a estar anos em lista de espera para serem transplantados, ou seja é maior a procura que a oferta.

7. Enfatize algum aspecto que mostre que apesar de os transplantes já serem uma técnica relativamente antiga permanecem por estudar.
R: Há efectivamente muitos aspectos que permanecem por estudar-se por um lado, as mudanças na lei veio facilitar a recolha de órgãos, por outro, levantam-se problemas éticos, religiosos e de carácter politico por exemplo, relativamente á altura em que devem ser retirados ao doador na altura da sua morte cerebral isso é licito ou não. Depois, do ponto de vista técnico também há muito caminho a percorrer. Será necessário mais alguns avanços da ciência e das técnicas médicas.   

O envelhecimento



Os seus passos eram agora curtos e lentos, já não eram como outrora que caminhava apressadamente e com passos largos.
Os anos tinham passado e ainda que quisesse pensar que tudo continuava igual eram bem visíveis as marcas dos anos e as limitações com que se deparava.
Mas todos os dias eram passados a fazer qualquer coisa útil, por pequena que fosse.
Na televisão gostava de ver os telejornais e futebol. Recusava-se a estar sentado no sofá todo o dia em frente a ela, como se por ser velho fosse só isso que lhe estava destinado.
Mas para ele não, era fundamental falar com alguém, sair à rua para fugir à solidão que a maioria dos idosos encontra em sua casa.
Enquanto as já poucas forças o permitirem, é assim que irá viver, não se acomodará em ficar em casa de pantufas. E enquanto a sua condição física lhe permitir, passeará pelas ruas por entre as pessoas, sendo mais uma. Com algumas irá falar mas outras estarão tão absorvidas com a sua vida, os seus problemas, que nem darão pela sua presença, e são elas que ficam a perder, é que a idade também traz muita sabedoria que se pode transmitir aos outros.  
Os filhos e netos visitam-no frequentemente, o que o deixa muito contente, e entende que as vistas são curtas porque cada um tem a sua vida, mas ainda assim prefere que ir para um lar.
Penso que era feliz hoje compreendo que o estar ocupado era importante para se sentir vivo e útil porque "parar é morrer".

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Distinção do modelo capitalista do modelo socialista na gestão de recursos

2- Em primeiro lugar, esta relação que podemos chamar  de bipolar, começou com o fim da 2ªguerra mundial e acabou com a  queda do muro de Berlim.Na verdade havia diferenças na gestão de recursos financeiros e humanos entre os dois sistemas. Enquanto no capitalista os  recursos financeiros são de um capital obtido por ele numa instituição bancária.Em ambos os casos terá de amortizar com o lucro que obtiver da produção que realizou sem a qual a empresa pode falir, ou ver-se obrigada a despedir trabalhadores.
Este sistema é absolutamente autónomo, obedecendo a regras de mercado cuja alteração pode atirar a empresa para a falência ou obrigar a medidas correctivas.